sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Diferença de idade



M.T.- Tenho 50 anos e e estou me relacionando com um homem de 19 anos! Já faz 6 meses. Ele me viu na rua e conseguiu me achar na internet! Comecei de brincadeira e acabei me apaixonando! Ele é doce, humilde, simples, trabalhador, adora a familia dele, carinhoso, me acha linda.. tudo que sonhei em um homem! Quando estamos juntos é muito bom, porem nao muito seguido por nao termos onde ficar! Moro com meu filho de 14 anos, entao fica dificil para nos encontrarmos! Ele nao tem condiçoes financeiras... Esta relaçao esta me enlouquecendo ! nao sei se assumo ou nao ...Ja pedi varias vezes para ele nao me procurar mais, mas ele sempre acaba me procurando! Tenho medo de que por ser 31 anos mais velha isso nao possa dar certo... a familia dele sabe, mas nao me conhece. Meus pais nao sabem e acho que nao vao aceitar.....nao sei como lidar com esta situaçao...uma relaçao assim pode dar certo? Sinto que ele quer, mas tambem tem medo....quero tira-lo da minha vida e nao consigo... preciso muito da sua ajuda!


Resposta:
O fato de nos sentirmos atraídos em namorar pessoas de idade diferente não significa que tenhamos nenhum distúrbio, desde que estejamos falando de pessoas adultas é claro. Acontece é que nem sempre a nossa idade cronológica corresponde exatamente à chamada idade mental/emocional, ou seja, alguém de 40 ou 50 anos pode se comportar como uma pessoa de 20, ou vice-versa.

Alguns especialistas falam de uma 'complementaridade sexual da idade invertida'. Segundo eles, na relação sexual a mulher mais velha combinaria mais com um jovem, e a jovem, com um homem de mais idade. Mas um relacionamento não se  resume à vida sexual. 

Os relacionamentos com diferenças significativas de idade podem funcionar, e funcionam, mas em geral requerem um nível de comprometimento mais alto, de ambos os parceiros. Alguns amigos ou membros da família podem criticar abertamente,  outros podem perguntar  por que você não procurou uma pessoa  mais apropriada para a sua idade. Você pode ter dificuldades para se relacionar com os amigos mais jovens do seu namorado, ou ele pode não se sentir à vontade com a curiosidade excessiva de seus amigos. Não há dúvida de que uma diferença de idade pode criar dificuldades imprevistas em um relacionamento mas, no final das contas, o que conta é a compatibilidade, e não apenas um número.

Viver de forma diferente daquela a que se está acostumado causa ansiedade e medo. Contudo, é necessário ter coragem e repensar os valores que são transmitidos sem serem questionados- mas que sempre geram sofrimento. Se você estiver disposta a todo este investimento, vá em frente. Abraço
Aglair Grein- Psicanalista 

6 comentários:

  1. Excelente resposta! Muita aberta e apropriada!!
    Com destaque para o seguinte parágrafo:
    "Alguns especialistas falam de uma 'complementaridade sexual da idade invertida'. Segundo eles, na relação sexual a mulher mais velha combinaria mais com um jovem, e a jovem, com um homem de mais idade. Mas um relacionamento não se resume à vida sexual."
    Gostei!! Parabéns!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Vivo uma situação semelhante e estou muito feliz e bem assumida. Tanto minha família como a da outra pessoa aprovam, pois veem que estamos felizes.

    ResponderExcluir
  3. Já aconteceu comigo, algumas vezes, mas não chegou a ser relacionamentos em que ambos pudessem investir pra valer! Na minha atual faixa etária a dificuldade em estabelecer relacionamentos com homens da minha idade, diminui substancialmente, e já percebi, desde os meus trinta e poucos, que os mais jovens têm maior interesse em mulheres mais velhas, sim! ( claro que não é regra geral... )
    Concordo com vc, que sexo não é tudo, e que outras questões irão pesar. Confesso que na 1a vez em que vivi isso, eu tinha 32 e ele 22... e fui bem mais resistente, à época! Os outros, foram mais informais e não me cobrei tanto.... Atualmente, eu bem que gostaria que pintasse um jovem mais maduro e cheio de disposição!! rs ( seria bem interessante reviver esta sensação de novo... tamos aí! rs )

    Abraços e parabéns, mais uma vez, pela sua extrema lucidez e sensibilidade!
    Helô

    ResponderExcluir
  4. Sábias palavras. Como sempre acrescentando em minha vida.Bem longe tem alguém "vivendo" a nossa experiência. Achamos que estamos sozinhas em determinas situações. A minha idade pra do meu namorado são 11 de diferença. Estamos caminhando...

    ResponderExcluir
  5. ESTOU PASSANDO POR ESSA SITUAÇÃO E ESTOU MUITO FELIZ POIS RESOLVEMOS QUE PRA SER FELIZ NÃO PRECISA ESTAR JUNTO SEMPRE...QD A GENTE É MAIS VELHA,CORREMOS RISCOS SIM...JÁ CHOREI MUITO POR ELE MAS HOJE DEPOIS DE 5 ANOS NÃO CHORO MAIS ...NOS ENCONTRAMOS DE VEZ EM QUANDO DESDE QUE NOS SEPARAMOS POIS VIMOS QUE MORAR JUNTO NÃI IA DAR CERTO...EU SOU MUITO CASEIRA E ELE GOSTA DA NOITE MORAMOS JUNTOS POR 2 ANOS MAS EU NÃO QUIS MAIS...FICO EM MINHA CASA E ELE NA DELE QD SENTIMOS SAUDADES UM DORME NA CASA DO OUTRO E ESTAMOS BEM ASSIM..CADA UM TEM UM POUCO DE ROUPA NA CASA DO OUTRO PRA EVITAR CARREGAR BOLSAS..ELE É 20 ANOS MAIS NOVO QUE EU QUE ESTOU COM 55...NOS RESPEITAMOS UM AO OUTRO E TUDO BEM...ATÉ QUANDO NÃO SEI ...VAMOS LEVANDO ASSIM......

    ResponderExcluir
  6. Seja eterno enquanto BOM.....#ponto#

    ResponderExcluir