Pular para o conteúdo principal

O Alcoolismo




O Alcoolismo

*Qual a principal razão para que as pessoas comecem a beber ?
Resposta: A bebida existe desde os primórdios da humanidade, quando foram descobertos seus efeitos relaxantes e de euforia. Então na maioria das sociedades ela é legalizada e seu consumo é até estimulado, o que leva com que as pessoas a utilizem  para celebrar datas comemorativas e conquistas, para se sentirem mais relaxados e também para aplacarem angústias e medos.

*A bebida afeta um jovem da mesma forma que afeta a um adulto?
Resposta: Não. Pois o jovem ainda está em formação tanto física quanto psiquicamente e isso faz com que a probabilidade dele se tornar dependente de álcool ou de qualquer outra droga seja bem maior.
No jovem ela é ainda mais nociva e devastadora, já que o leva a comportamentos de alto risco: como dirigir embriagado, se expor a situações de violências, entre outros.  Nessa fase de vida é muito comum que  busquem novas experiências e o consumo de substâncias tóxicas é uma delas. E um dado bastante preocupante, é que hoje em dia cada vez mais cedo os jovens começam a beber, algumas vezes até  influenciado por familiares.

*Quando alguém percebe que se tornou um alcoólatra?
Resposta: Geralmente não percebe. Quem percebe e às vezes até demora, são os familiares, que são afetados pelo vício do alcoólatra. E é importante quando perceberem fazerem todo o possível para conscientizar e levar o parente alcoólatra para tratamento, pois sozinho provavelmente ele não irá.

*Por quê?
Resposta: Porque ele não reconhece que se viciou, acredita na grande maioria das vezes que tem o controle, que pode parar de beber quando quiser. Existe aqui uma negação da realidade. Muitas vezes o que é óbvio para os outros não é para quem sofre do vício.

*O que a bebida significa para o alcoólatra? 
Resposta: A bebida significa para cada um algo diferente, mas geralmente quando alguém resolve beber, pode ser para relaxar, se divertir, ficar mais solto, acompanhar os amigos na balada ou pra anestesiar algumas emoções, como medos e angústias. E como se sentem mais desinibidos e menos ansiosos (momentaneamente) quando ingerem a bebida, tendem a repetir essa situação. E numa situação de vício, a pessoa não consegue mais dar conta das suas atividades cotidianas sem a ingestão do álcool, pois acredita que precisa dele. Na verdade o vício é tanto físico quanto psíquico.

*O que pode causar uma ressaca moral?
Resposta: A bebida afeta  todo o organismo e por trazer uma sensação de excitação,  ela faz com que as pessoas se sintam desinibidas para fazer atos que não fariam se estivessem mais conscientes.
A ressaca moral vem no dia seguinte quando o bebedor acorda e descobre o que fez. Digo descobre, porque às vezes ele nem lembra, são os outros que contam, e essa descoberta vem acompanhada de sentimentos de vergonha e de arrependimento, a famosa “ressaca moral”. 

*Que órgãos são afetados no alcoólatra?
Resposta: Praticamente todo o corpo, pois o álcool muito rapidamente entra na corrente sanguínea que percorre todo o organismo. Isso significa que o alcoólatra pode ter dores de cabeça, doença no fígado e também tem  outras que são tão nefastas quanto, ou até piores, como confusão mental, que leva á desestrutura familiar, desestrutura no trabalho. Enfim, consequências que geram muito sofrimento, principalmente para a família.

*Porque algumas pessoas podem beber esporadicamente e outras se tornam alcoólatras?
Resposta: Por ser a bebida no Brasil e na maioria dos países uma substância legalizada, ela é até cultuada, glamourizada  e seu consumo é estimulado.  Então as pessoas bebem para comemorar datas e conquistas. Mas quando atendemos pacientes que sofrem de alcoolismo, descobrimos que algo já não estava bem antes da ingestão do álcool. Essas pessoas já tinham muitos problemas psicológicos e ás vezes até psiquiátricos. A bebida para elas preenche um ‘vazio’. Vazio esse que todas as pessoas têm, mas no caso do alcoólatra ele não consegue lidar com a angústia desse vazio, não quer se questionar em relação a seus medos, conflitos, fracassos, preferindo se anestesiar. Alguns a usam até como um medicamento.
Em estágio avançado, o alcoólatra tem muitas perdas: perde trabalho, amigos, família e mesmo assim não consegue se livrar do vício. A bebida fica como único ‘parceiro’ de sua vida.

*Qual é o tratamento adequado?
Resposta: Um que leve o dependente a se livrar do vício. Existem tratamentos em clínicas especializadas, em grupos de apoio, mas o fundamental é que ele possa descobrir o porque se tornou um viciado, então é muito importante uma análise, que é o que o possibilitará a descobrir  as determinações inconscientes desse vício.  Pois ás vezes o alcoólatra até pára de beber, mas se não descobrir ( e elaborar)  as raizes profundas e  inconscientes do vício , poderá ter recaídas. O apoio da família também é muito importante.

[ Fonte: Escuta analítica]

Comentários

  1. meu marido, quase destruiu o nosso casamento,por conta da bebida, eu fiquei muito doente depressiva, fiz tratamento por mais de 2 anoss,hoje ele continua bebendo,bem menos mais quando bebe não consegue beber uma cerveja é uma cx, vodca,não uma dose é uma garrafa, ele tem problemas,ou seja muitas coisas na vida dele não são resolvidas, mais eu estou bem, apartir do momento que ele destruiu o que eu sentia por ele eu parei de sofrer, ou seja tenho um filho com ele, hoje o meu casamento é de aparencias, não sinto mais o amor que sentia antes

    ResponderExcluir
  2. O alcoolismo não tem cura, porém, existe uma solução. Evite o primeiro gole hoje, e procure ajuda, pois o alcoolismo é uma doença, e sozinho, é praticamente impossível parar de beber, apenas por vontade própria. Existe uma irmandade que se chama A.A., existe em mais de 170 países, e esse irmandade vem salvando milhares de vidas ao longo de mais de 70 anos. Para maiores esclarecimentos, é só consultar no site do A.A.http://www.alcoolicosanonimos.org.br/

    ResponderExcluir
  3. Meu marido bebe todo dia e não admite que já é um dependente,também fuma cigarros e eu fui me afastando delepelo cheiro decigarro e bebida vivemos na mesma casa ,mas nosso casamento acabou dormimos separados vivemos de aparências ele não me procura mas também não posso sair de casa sem ele ,faz 9 anos que domimos separados,ele me matou em vida ,só esqueceu de me enterrar vivo só em casa ,os filhos cresceram e fico muito sozinha

    ResponderExcluir
  4. MEU FILHO ESTA NESTA VIDA SÓ QUE PRA ELE, PARA DE BEBER, A HORA QUE QUISER SÓ QUE SOUBEMOS QUE SE NÃO PEDIR AJUDA NÃO CONSEGUE SAIR DISSO SÓZINHO ,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

16 doenças mentais que confundimos com virtudes

O que diferencia um comportamento razoável de outro patológico é a intensidade, frequência e grau de prejuízo que causa para a própria pessoa e os outros. Nossa sociedade não é das mais saudáveis mentalmente, visto que psicopatas são CEO’s, estelionatários podem ser políticos. Então o fato é que aquilo que é visto como virtude na real pode dar indícios de um fundo patológico que ninguém percebe. Nem todas as pessoas que têm essas características têm a psicopatologia, mas todas as pessoas com o distúrbio costumam ter esses pontos em comum, ou seja, um item isolado não faz o diagnóstico completo (normalmente mais de cinco em cada patologia).  Sexy – a sensualidade está longe de ser um problema, principalmente em contexto adequado ela é um afrodisíaco para conquistar alguém para intenções afetivas ou sexuais. Mas se ela é inadequada, invasiva, exagerada, dramática e acompanhada de uma necessidade desesperada de chamar atenção pode ser sinal de Transtorno de Personalidade Histriôni

4 maus costumes que podem destruir seu casamento

Imagine a seguinte cena: você chega do trabalho e seu parceiro já começa a cobrar ou a reclamar de algo, você responde de forma ríspida e os dois começam então uma sequência de críticas, insultos e acusações. No final, não há um acordo entre vocês – nem um e nem outro reconhece o erro e o clima pesado toma conta da casa. Essa situação é familiar para você? Se for, não se desespere! O primeiro passo para quebrar esse hábito é reconhecê-lo. Depois, é preciso também estar disposto a mudar, caso contrário, muito provavelmente, seu casamento entrará em uma crise, afinal atitudes como essas destroem qualquer relacionamento. Então, tome cuidado e não repita os seguintes costumes que podem se tornar muito nocivos para o seu casamento: 1. O costume de revidar Quando marido e esposa respondem negativamente um ao outro, a conversa fica cada vez mais hostil. E os comentários negativos crescem cada vez mais com a raiva e frustração. Deste modo, a tendência será sempre pensar que “o que vai

PESSOAS TÓXICAS - CUIDADO!

Muitos dos problemas de autoestima que afetam milhares de jovens e adultos nada têm a ver com doenças de carater emocional ou psicológico, (embora possam vir a se tornar um problema desse genero), mas a sua genese está nas pessoas tóxicas que permitem que interfiram e permaneçam na sua vida. Estas pessoas têm a capacidade de despertar o pior que há em nós e até de nos fazer acreditar que somos frageis, instáveis, incapazes de tomar decisões sem o seu parecer, incapazes de nos relacionar com o próximo e de sermos independentes. Por norma, as pessoas tóxicas procuram controlar os outros através do abuso emocional. Levam os que lhes são próximos- através das críticas constantes- a crer que algo terrível lhes acontecerá se algum dia se desprenderem deles. Incapazes de fazer um elogio, dão ares de conhecer grandes segredos a respeito das outras pessoas, de saber coisas que mais ninguém sabe, tudo para os certificar que a terra para de girar se eles assim o desejarem. Muitas pessoas