Pular para o conteúdo principal

Mais um grito de socorro





S.-Ando muito perturbada, estou exagerando nos cigarros, a bebida até que consigo controlar, percebi que estou até perdendo peso. O meu problema é que fico esperando o momento certo para me separar e cada vez que tento conversar meu marido me interrompe, e diz pra eu parar de reclamar.
 Ele até que tem sido gentil e amoroso, mas estou tão cheia mágoas, que sinto esse vazio, até o sexo me parece vazio.
Recebi uma proposta de emprego e nem isso foi capaz de me empolgar, pois sei que meu problema não está no trabalho e sim dentro de mim. Algumas vezes paro na janela do quarto e penso se eu seria capaz de cair 5 andares abaixo...final de semana passo o dia todo em casa, enquanto ele está no trabalho, e quando ele chega me leva passear, e vou sem nenhuma vontade ou vaidade.
Isso está acabando comigo!!! Eu queria tanto ficar bem, já não tenho mais motivação para tentar 'salvar' esse casamento mas também não estou certa se a separação será a minha salvação.Choro sozinha pelos cantos, muitas vezes até mesmo no trabalho.. Agora estou aqui, redigindo um e mail com mais um choro. Encaminho essa mensagem como um desabafo e mais um grito de socorro.

Resposta:
Como não mencionou há quanto tempo sente-se assim, não há como afirmar com certeza se está em crise devido ao casamento ou sofrendo de Depressão. A sua infelicidade - incluindo no casamento- tanto pode ser causa como consequência de um estado depressivo.

Por outro lado, se as dificuldades da vida sempre causassem depressão, todas as pessoas estariam deprimidas e não é isto que acontece. Os eventos estressantes provavelmente disparam a Depressão - que é uma doença - nas pessoas predispostas, vulneráveis.
Uma boa comparação para esclarecer as diferenças entre a Depressão e a tristeza normal é a diferença entre Clima e Tempo. O Clima de uma região determina como ela se comporta ao longo do ano por anos a fio. O Tempo é a pequena variação que ocorre com o Clima.  O Clima é o estado dominante ( Depressão) e o Tempo ( tristeza ) as variações que existem dentro dessa faixa.

Se está sentindo isso há mais de 15 dias, o mais urgente neste momento é procurar ajuda para melhorar seu estado psicológico.As decisões ficam mais difíceis e até impossíveis quando não estamos em equilíbrio.Não espere que seu marido, amigos ou familiares entendam seu sofrimento.Por mais que tenham boa vontade e a intenção de ajudá-la, não sabem como fazê-lo, pois ninguém sabe o que um deprimido sente, só ele mesmo e talvez quem tenha passado por isso.
Repito : Depressão é uma doença e tem tratamento, que não quer dizer, como muitos pensam, necessariamente tomar remédio.Procure a ajuda de uma terapia o mais rápidamente possível, pois para tudo nesta vida existe solução. Abraço

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESSOAS TÓXICAS - CUIDADO!

Muitos dos problemas de autoestima que afetam milhares de jovens e adultos nada têm a ver com doenças de carater emocional ou psicológico, (embora possam vir a se tornar um problema desse genero), mas a sua genese está nas pessoas tóxicas que permitem que interfiram e permaneçam na sua vida. Estas pessoas têm a capacidade de despertar o pior que há em nós e até de nos fazer acreditar que somos frageis, instáveis, incapazes de tomar decisões sem o seu parecer, incapazes de nos relacionar com o próximo e de sermos independentes. Por norma, as pessoas tóxicas procuram controlar os outros através do abuso emocional. Levam os que lhes são próximos- através das críticas constantes- a crer que algo terrível lhes acontecerá se algum dia se desprenderem deles. Incapazes de fazer um elogio, dão ares de conhecer grandes segredos a respeito das outras pessoas, de saber coisas que mais ninguém sabe, tudo para os certificar que a terra para de girar se eles assim o desejarem. Muitas pessoas ...

Relações de pingue-pongue

Existem pessoas que possuem uma tal incapacidade para resolver a sua vida afetiva, que mantêm relações “penduradas” durante semanas, meses ou anos. As coisas processam-se mais ou menos assim: nenhuma relação é formalmente terminada, em vez disso “dá-se um tempo”, ou surge uma briga que provoca o afastamento. Os dias vão passando e, face ao silêncio, um decide enviar um “pingue” para ver se o outro responde com um “pongue”, e a relação restabelece-se ! Não é uma comunicação normal sem subterfúgios. Não é dito diretamente que tem vontade de rever o outro, porque na realidade não é bem disso que se trata. O que motiva a reaproximação não é propriamente o afeto, mas algo mais sutil do tipo “vamos ver qual é o impacto que ainda tenho em você”. Aproxima-se mais da tentativa de testar qual o poder que ainda pode exercer sobre o(a) ex-amante, se ele(a) ainda pensa nele(a), se está disponível para que tudo volte ao mesmo. As estratégias são do mais variado que há. Ligar para saber uma informaç...

CODEPENDÊNCIA E RELACIONAMENTO PATOLÓGICO

  Codependência é caracterizada quando um parceiro se doa em excesso ao outro em uma relação disfuncional e desequilibrada.  Namoro / Casamento abusivo: quando o amor dá lugar à obsessão e violência Considerado patológico, esse tipo de relacionamento pode mascarar problemas psicológicos ou emocionais originados na infância ou adolescência.  Dentre as principais características do codependente está o hábito de atuar como cuidador ou salvador do outro, aceitar justificativas falsas, mentiras, enganos, negligência e até a violação de acordos para manter o relacionamento. Apesar de o senso comum remeter a codependência ao namoro ou casamento, ele pode acontecer em diversos tipos de relacionamento: entre pais e filhos, irmãos, familiares, amigos e até entre chefes e funcionários. As pessoas carentes, que se sacrificam pelos outros, que têm dificuldade de ficar só, que sofrem com problemas sexuais, que são ansiosas ou costumam engolir os próprios sentimentos e emoções s...