Pular para o conteúdo principal

Eu, Ele... e as mulheres dele





A.-Há 16 anos tenho um relacionamento. Quando o conheci ele era casado. Mesmo casado e antes de me conhecer teve um filho com outra mulher. Depois de estarmos juntos por 5 anos a mulher dele engravidou. Ele já estava de caso comigo, com a mãe do outro filho dele e ainda arranjou mais uma mulher. Esta terceira mulher fez um escândalo na porta da casa dele e ele se separou. Então ele se casou com esta terceira mulher, pois ela tinha metade da idade dele, 19 anos e engravidou. Estou com ele durante todo esse tempo. Vem mulheres, vão mulheres. Ele faz tudo para mim. Nos vemos todos os dias no horário do almoço. Saímos e viajamos muito. A atual mulher dele sabe de mim. Agora, 16 anos depois descobrimos eu e a mulher dele que ele tem um relacionamento com uma outra mulher há 4 anos.Aglair, amo esse homem, mas o que é isso? Sou feliz a seu lado, mas confesso que depois desta outra mulher estou muito chateada. Mas não consigo deixá-lo. De todas eu sou a que passeia mais, viaja mais, tem mais atenção dele.


Resposta:
Mulheres se envolverem com homens casados é algo tão antigo como o próprio casamento. 
Algumas mulheres, não se sabe por que, são fascinadas pelos romances difíceis, complicados, pelo desafio de provarem que a força do seu amor é suficiente para enfrentar o mundo, inclusive para quebrar as juras de um casamento, que dos seus pontos de vista (acreditando no que diz comumente o amado) está falido.

Infelizmente, considerando este perfil de homem, o mais provável é que se um dia aparecer uma outra mulher mais interessante e der mole, ele vai substituir a(s) amante(s), é claro, ou vai ficar com todas, como aconteceu no seu caso. E, quando todas carregam no sangue o gosto pela competição- além de esperarem muito pouco de um relacionamento- o círculo se fecha.

 Isso não quer dizer que você não possa ser feliz dividindo-o com outra(s), afinal quem pode saber o que é melhor para você é você mesma.  

Não acredito, porém,  que tenha me procurado somente para que eu a autorize.Se me consultou,  deve haver algum outro incômodo importante - que talvez nem você mesma tenha plena consciência - por trás desta felicidade. Talvez você comece a perceber que merece mais do que 1/3 de homem. Mais do que almoços diários, viagens esporádicas e muita adrenalina. Talvez comece a perceber que se contenta com muito pouco, mesmo sentindo-se a preferida... Nós aceitamos o amor que acreditamos merecer. É bom analisar isso, de preferência  numa terapia, que vai ajudá-la a descobrir por que você escolhe viver uma relação a três ou quatro pessoas, para descobrir por que tem evitado uma relação plena. Abraço
Aglair Grein- Psicanalista







Comentários

  1. Fico aqui comigo imaginando o tamanho do ego desse homem... Com tantas mulheres que se deixam levar pelo "passeio mais, viajo mais,sou a preferida" ao invés de considerar um relacionamento onde os dois evoluem juntos, um relacionamento de crescimento mútuo... mas não, isso fica simplesmente esquecido, em segundo plano. É uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Oi Aglair, te pedi ajuda um outro dia: ttp://avidanoespelho.blogspot.com.br/2012/10/amores-impossiveis.html e me falastes que talvez eu procurasse o impossível... O meu pai é eEXATAMENTE o Sr aí de cima (um colecionador de mulheres que precisavam dele e elas sabem entre si, maior confusão). Pode ter isto a ver com meu "dedo podre"? Embora homens comprometidos(em qualquer nível) nunca me atraiam e eu seja super independente? Eu sinto como se ele(meu pai) nunca tivesse amado nenhuma de verdade. Talvez eu procure isso nos caras: a entrega. E quando ela acontece eu pulo fora? E enquanto não acontece mas há possibilidade eu continuo/fantasio... (não tenho nenhum $ para psicanálise agora)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESSOAS TÓXICAS - CUIDADO!

Muitos dos problemas de autoestima que afetam milhares de jovens e adultos nada têm a ver com doenças de carater emocional ou psicológico, (embora possam vir a se tornar um problema desse genero), mas a sua genese está nas pessoas tóxicas que permitem que interfiram e permaneçam na sua vida. Estas pessoas têm a capacidade de despertar o pior que há em nós e até de nos fazer acreditar que somos frageis, instáveis, incapazes de tomar decisões sem o seu parecer, incapazes de nos relacionar com o próximo e de sermos independentes. Por norma, as pessoas tóxicas procuram controlar os outros através do abuso emocional. Levam os que lhes são próximos- através das críticas constantes- a crer que algo terrível lhes acontecerá se algum dia se desprenderem deles. Incapazes de fazer um elogio, dão ares de conhecer grandes segredos a respeito das outras pessoas, de saber coisas que mais ninguém sabe, tudo para os certificar que a terra para de girar se eles assim o desejarem. Muitas pessoas ...

Relações de pingue-pongue

Existem pessoas que possuem uma tal incapacidade para resolver a sua vida afetiva, que mantêm relações “penduradas” durante semanas, meses ou anos. As coisas processam-se mais ou menos assim: nenhuma relação é formalmente terminada, em vez disso “dá-se um tempo”, ou surge uma briga que provoca o afastamento. Os dias vão passando e, face ao silêncio, um decide enviar um “pingue” para ver se o outro responde com um “pongue”, e a relação restabelece-se ! Não é uma comunicação normal sem subterfúgios. Não é dito diretamente que tem vontade de rever o outro, porque na realidade não é bem disso que se trata. O que motiva a reaproximação não é propriamente o afeto, mas algo mais sutil do tipo “vamos ver qual é o impacto que ainda tenho em você”. Aproxima-se mais da tentativa de testar qual o poder que ainda pode exercer sobre o(a) ex-amante, se ele(a) ainda pensa nele(a), se está disponível para que tudo volte ao mesmo. As estratégias são do mais variado que há. Ligar para saber uma informaç...

ATITUDES QUE ROUBAM ENERGIA

ALGUMAS ATITUDES QUE ROUBAM ENERGIA 1 – Pensamentos obsessivos Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos – mal comum ao homem ocidental, torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos. Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas. 2 – Sentimentos tóxicos Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentim...