Pular para o conteúdo principal

Eu, Ele... e as mulheres dele





A.-Há 16 anos tenho um relacionamento. Quando o conheci ele era casado. Mesmo casado e antes de me conhecer teve um filho com outra mulher. Depois de estarmos juntos por 5 anos a mulher dele engravidou. Ele já estava de caso comigo, com a mãe do outro filho dele e ainda arranjou mais uma mulher. Esta terceira mulher fez um escândalo na porta da casa dele e ele se separou. Então ele se casou com esta terceira mulher, pois ela tinha metade da idade dele, 19 anos e engravidou. Estou com ele durante todo esse tempo. Vem mulheres, vão mulheres. Ele faz tudo para mim. Nos vemos todos os dias no horário do almoço. Saímos e viajamos muito. A atual mulher dele sabe de mim. Agora, 16 anos depois descobrimos eu e a mulher dele que ele tem um relacionamento com uma outra mulher há 4 anos.Aglair, amo esse homem, mas o que é isso? Sou feliz a seu lado, mas confesso que depois desta outra mulher estou muito chateada. Mas não consigo deixá-lo. De todas eu sou a que passeia mais, viaja mais, tem mais atenção dele.


Resposta:
Mulheres se envolverem com homens casados é algo tão antigo como o próprio casamento. 
Algumas mulheres, não se sabe por que, são fascinadas pelos romances difíceis, complicados, pelo desafio de provarem que a força do seu amor é suficiente para enfrentar o mundo, inclusive para quebrar as juras de um casamento, que dos seus pontos de vista (acreditando no que diz comumente o amado) está falido.

Infelizmente, considerando este perfil de homem, o mais provável é que se um dia aparecer uma outra mulher mais interessante e der mole, ele vai substituir a(s) amante(s), é claro, ou vai ficar com todas, como aconteceu no seu caso. E, quando todas carregam no sangue o gosto pela competição- além de esperarem muito pouco de um relacionamento- o círculo se fecha.

 Isso não quer dizer que você não possa ser feliz dividindo-o com outra(s), afinal quem pode saber o que é melhor para você é você mesma.  

Não acredito, porém,  que tenha me procurado somente para que eu a autorize.Se me consultou,  deve haver algum outro incômodo importante - que talvez nem você mesma tenha plena consciência - por trás desta felicidade. Talvez você comece a perceber que merece mais do que 1/3 de homem. Mais do que almoços diários, viagens esporádicas e muita adrenalina. Talvez comece a perceber que se contenta com muito pouco, mesmo sentindo-se a preferida... Nós aceitamos o amor que acreditamos merecer. É bom analisar isso, de preferência  numa terapia, que vai ajudá-la a descobrir por que você escolhe viver uma relação a três ou quatro pessoas, para descobrir por que tem evitado uma relação plena. Abraço
Aglair Grein- Psicanalista







Comentários

  1. Fico aqui comigo imaginando o tamanho do ego desse homem... Com tantas mulheres que se deixam levar pelo "passeio mais, viajo mais,sou a preferida" ao invés de considerar um relacionamento onde os dois evoluem juntos, um relacionamento de crescimento mútuo... mas não, isso fica simplesmente esquecido, em segundo plano. É uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Oi Aglair, te pedi ajuda um outro dia: ttp://avidanoespelho.blogspot.com.br/2012/10/amores-impossiveis.html e me falastes que talvez eu procurasse o impossível... O meu pai é eEXATAMENTE o Sr aí de cima (um colecionador de mulheres que precisavam dele e elas sabem entre si, maior confusão). Pode ter isto a ver com meu "dedo podre"? Embora homens comprometidos(em qualquer nível) nunca me atraiam e eu seja super independente? Eu sinto como se ele(meu pai) nunca tivesse amado nenhuma de verdade. Talvez eu procure isso nos caras: a entrega. E quando ela acontece eu pulo fora? E enquanto não acontece mas há possibilidade eu continuo/fantasio... (não tenho nenhum $ para psicanálise agora)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

16 doenças mentais que confundimos com virtudes

O que diferencia um comportamento razoável de outro patológico é a intensidade, frequência e grau de prejuízo que causa para a própria pessoa e os outros. Nossa sociedade não é das mais saudáveis mentalmente, visto que psicopatas são CEO’s, estelionatários podem ser políticos. Então o fato é que aquilo que é visto como virtude na real pode dar indícios de um fundo patológico que ninguém percebe. Nem todas as pessoas que têm essas características têm a psicopatologia, mas todas as pessoas com o distúrbio costumam ter esses pontos em comum, ou seja, um item isolado não faz o diagnóstico completo (normalmente mais de cinco em cada patologia).  Sexy – a sensualidade está longe de ser um problema, principalmente em contexto adequado ela é um afrodisíaco para conquistar alguém para intenções afetivas ou sexuais. Mas se ela é inadequada, invasiva, exagerada, dramática e acompanhada de uma necessidade desesperada de chamar atenção pode ser sinal de Transtorno de Personalidade Histriôni

4 maus costumes que podem destruir seu casamento

Imagine a seguinte cena: você chega do trabalho e seu parceiro já começa a cobrar ou a reclamar de algo, você responde de forma ríspida e os dois começam então uma sequência de críticas, insultos e acusações. No final, não há um acordo entre vocês – nem um e nem outro reconhece o erro e o clima pesado toma conta da casa. Essa situação é familiar para você? Se for, não se desespere! O primeiro passo para quebrar esse hábito é reconhecê-lo. Depois, é preciso também estar disposto a mudar, caso contrário, muito provavelmente, seu casamento entrará em uma crise, afinal atitudes como essas destroem qualquer relacionamento. Então, tome cuidado e não repita os seguintes costumes que podem se tornar muito nocivos para o seu casamento: 1. O costume de revidar Quando marido e esposa respondem negativamente um ao outro, a conversa fica cada vez mais hostil. E os comentários negativos crescem cada vez mais com a raiva e frustração. Deste modo, a tendência será sempre pensar que “o que vai

PESSOAS TÓXICAS - CUIDADO!

Muitos dos problemas de autoestima que afetam milhares de jovens e adultos nada têm a ver com doenças de carater emocional ou psicológico, (embora possam vir a se tornar um problema desse genero), mas a sua genese está nas pessoas tóxicas que permitem que interfiram e permaneçam na sua vida. Estas pessoas têm a capacidade de despertar o pior que há em nós e até de nos fazer acreditar que somos frageis, instáveis, incapazes de tomar decisões sem o seu parecer, incapazes de nos relacionar com o próximo e de sermos independentes. Por norma, as pessoas tóxicas procuram controlar os outros através do abuso emocional. Levam os que lhes são próximos- através das críticas constantes- a crer que algo terrível lhes acontecerá se algum dia se desprenderem deles. Incapazes de fazer um elogio, dão ares de conhecer grandes segredos a respeito das outras pessoas, de saber coisas que mais ninguém sabe, tudo para os certificar que a terra para de girar se eles assim o desejarem. Muitas pessoas