Pular para o conteúdo principal

Abuso sexual



S.- Tenho 25 anos, sou bióloga, tenho um ótimo emprego, mas vivo insatisfeita em todas as áreas da minha vida. Aos 9 anos sofri abuso sexual repetidas vezes por parte do diretor da minha escola. Cheguei em casa, na primeira vez chorando, com a calça do agasalho marcada por sangue, contei para minha mãe e ela mal me ouviu. Foi à escola onde coordenadora e diretor disseram ser fantasia de criança, manipulação para mudar de escola ou problemas domésticos que eu transferia . Nunca mais falamos sobre o ocorrido e nada foi feito para penalizar o diretor. Tive que frequentar aquela escola pelo resto do ano, e foi o período mais triste e nojento da minha vida... as vezes era chamada a ir à sala dele depois da aula e eu sabia porque. Tem horas que penso que isso está esquecido, mas ainda hoje, aquelas cenas voltam em minha mente…..Nunca consegui transar com os poucos namorados que tive até hoje..foram tentativas cheias de pavor..Me apaixono, mas quando o relacionamento começa a esquentar termino tudo ou o cara some ..Sofro de obesidade desde o inicio da adolescência, e não tenho motivação para me cuidar. Já fiz terapia por um tempo, mas desisti porque a psicóloga não me dava muita atenção, achei que perdia tempo e dinheiro.


Resposta :
Agradeço a confiança. Posso imaginar o quão difícil é fazer um relato como o seu. Acredito que se expor foi um ato de coragem e um primeiro passo para a resolução. O abuso sexual em crianças e adolscentes é o mais frequente, o mais cruel e também o mais omitido crime sexual.

O que é grave, mas reversível, é que hoje o seu presente é determinado pelo seu passado. Essa condição é intolerável . Você precisa elaborar o que sofreu, precisa e resolver sentimentos de culpa e abandono dentro de si para não viver mais com essas marcas. É preciso promover a aceitação do abuso e, mais importante que tudo, reconhecer o seu lugar na história da sua vida. Passado é passado e não deve mais ser vivido.  É preciso trabalhar também a emoção da raiva, que é legítima mas deslocada: ela está voltada contra você mesma, já que não encontra motivos para se cuidar  e se priva de relacionamentos satisfatórios. Viver encarcerada nas próprias lembranças traumáticas não é viver.

Não há outra forma de trabalhar essas marcas senão pela terapia.Talvez a terapia de grupo, depois de um período de trabalho individual possa ser mais adequada e eficaz, já que vítimas de abuso sexual definem a si mesmas inteiramente através da sua experiência de abuso, e sentem-se únicas nesta experiência. Não espere mais! Abraço.
Aglair Grein- Psicanalista

Comentários

  1. Também fui violada aos 7 anos mais ou menos por um irmão mais velho . Nunca disse nada até a maior idade , em que disse á minha mãe. Não acreditou e disse que devia estar a brincar, Casei
    só para sair de casa. Sofri de violencia doméstica mas consegui separar me.Nunca mais casei e um dia ñ há muito tempo em familia criei coragem e disse toda a verdade. Sou bipolar e isso serviu para me atacarem e me chamarem de doida e pq só agora? A pessoa nega.
    Estou numa luta constante. Sou unica rapariga de 4 irmaõs e tenho um filho mas estou só. Nao quero viver e tb já tenho 55 anos, reformada de enfermagem

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

16 doenças mentais que confundimos com virtudes

O que diferencia um comportamento razoável de outro patológico é a intensidade, frequência e grau de prejuízo que causa para a própria pessoa e os outros. Nossa sociedade não é das mais saudáveis mentalmente, visto que psicopatas são CEO’s, estelionatários podem ser políticos. Então o fato é que aquilo que é visto como virtude na real pode dar indícios de um fundo patológico que ninguém percebe. Nem todas as pessoas que têm essas características têm a psicopatologia, mas todas as pessoas com o distúrbio costumam ter esses pontos em comum, ou seja, um item isolado não faz o diagnóstico completo (normalmente mais de cinco em cada patologia).  Sexy – a sensualidade está longe de ser um problema, principalmente em contexto adequado ela é um afrodisíaco para conquistar alguém para intenções afetivas ou sexuais. Mas se ela é inadequada, invasiva, exagerada, dramática e acompanhada de uma necessidade desesperada de chamar atenção pode ser sinal de Transtorno de Personalidade Histriôni

4 maus costumes que podem destruir seu casamento

Imagine a seguinte cena: você chega do trabalho e seu parceiro já começa a cobrar ou a reclamar de algo, você responde de forma ríspida e os dois começam então uma sequência de críticas, insultos e acusações. No final, não há um acordo entre vocês – nem um e nem outro reconhece o erro e o clima pesado toma conta da casa. Essa situação é familiar para você? Se for, não se desespere! O primeiro passo para quebrar esse hábito é reconhecê-lo. Depois, é preciso também estar disposto a mudar, caso contrário, muito provavelmente, seu casamento entrará em uma crise, afinal atitudes como essas destroem qualquer relacionamento. Então, tome cuidado e não repita os seguintes costumes que podem se tornar muito nocivos para o seu casamento: 1. O costume de revidar Quando marido e esposa respondem negativamente um ao outro, a conversa fica cada vez mais hostil. E os comentários negativos crescem cada vez mais com a raiva e frustração. Deste modo, a tendência será sempre pensar que “o que vai

PESSOAS TÓXICAS - CUIDADO!

Muitos dos problemas de autoestima que afetam milhares de jovens e adultos nada têm a ver com doenças de carater emocional ou psicológico, (embora possam vir a se tornar um problema desse genero), mas a sua genese está nas pessoas tóxicas que permitem que interfiram e permaneçam na sua vida. Estas pessoas têm a capacidade de despertar o pior que há em nós e até de nos fazer acreditar que somos frageis, instáveis, incapazes de tomar decisões sem o seu parecer, incapazes de nos relacionar com o próximo e de sermos independentes. Por norma, as pessoas tóxicas procuram controlar os outros através do abuso emocional. Levam os que lhes são próximos- através das críticas constantes- a crer que algo terrível lhes acontecerá se algum dia se desprenderem deles. Incapazes de fazer um elogio, dão ares de conhecer grandes segredos a respeito das outras pessoas, de saber coisas que mais ninguém sabe, tudo para os certificar que a terra para de girar se eles assim o desejarem. Muitas pessoas