Pular para o conteúdo principal

Ajustar-se a si ou ao mundo ?





M.- Me afastei  de algumas pessoas que me incomodavam. Minha mãe, uma pessoa autoritária e agressiva...Cansei de lidar com isso e de tentar entender, e me afastei.
 Em relação a outras duas pessoas que também me afastei, sinto que elas tinham uma “obsessão” por mim, uma preocupação exagerada que me incomodava.Sempre fui uma pessoa independente...Me casei, tive dois filhos, me separei e não casei de novo.
Um dia escutei de um homem que eu “assustava” os homens por ter uma personalidade forte, ser independente... e isso, afastava-os de mim.Durante algum tempo tentei mudar isso... ser mais “meiga”... Sei que sou carinhosa, além de ter consciência disto, já escutei também.
Sou muito “eu mesma”, ou seja, não sou e não me sinto apegada a ninguém além dos meus filhos.Isso faz com que eu pareça indiferente, egoísta ou desinteressada e sei que isso incomoda as pessoas.
Não me importo com o que as pessoas pensem ou falem de mim, não é isso que me incomoda.
O que me incomoda é o fato de “achar” que deveria lidar com essas situações ao invés de me afastar. Desejo alcançar um estágio que absolutamente nada, faça eu me sentir mal.


Resposta:
Você me diz que não se incomoda com o que as pessoas pensam ou dizem, mas repete várias vezes no seu e-mail o que as pessoas pensam e dizem a seu respeito, como referências de quem/como você é.
O discurso, portanto, não confirma a sua  auto-imagem de aceitação e independência. O que lhe faz mal e você me pede para ajudá-la a extirpar, talvez não seja o Ego, mas o conflito que lhe traz desconforto: ser quem é ou o que os outros esperam que seja ? Ajustar-se a si ou ao mundo ?

Por que tanta preocupação em se enquadrar aos padrões, em ser meiga, frágil e 'apegada'? O que importa é estar bem consigo mesma, aceitar-se como é. Estabelecer relações que a gente escolhe e controla - quando não ama- além de aceitável, é saudável. Mesmo que sejam relações parentais, que não são, como estamos acostumados a pensar, garantias de amor.

A educação que recebemos não nos ensina a ser desapegados e livres. Porque ela tende a privilegiar o apego que, apesar do que muita gente supõe, não é sinônimo de amor. Antes de nos ajustarmos ao mundo, é preciso que nos conheçamos, que nos aceitemos e então nos ajustemos a nós mesmos.
É claro que uma terapia é indicada para que de fato você alcance a auto-aceitação ou a mudança. E, de quebra, a paz, a liberdade e a verdadeira independência. Ouse. Abraço
Aglair Grein-psicanalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESSOAS TÓXICAS - CUIDADO!

Muitos dos problemas de autoestima que afetam milhares de jovens e adultos nada têm a ver com doenças de carater emocional ou psicológico, (embora possam vir a se tornar um problema desse genero), mas a sua genese está nas pessoas tóxicas que permitem que interfiram e permaneçam na sua vida. Estas pessoas têm a capacidade de despertar o pior que há em nós e até de nos fazer acreditar que somos frageis, instáveis, incapazes de tomar decisões sem o seu parecer, incapazes de nos relacionar com o próximo e de sermos independentes. Por norma, as pessoas tóxicas procuram controlar os outros através do abuso emocional. Levam os que lhes são próximos- através das críticas constantes- a crer que algo terrível lhes acontecerá se algum dia se desprenderem deles. Incapazes de fazer um elogio, dão ares de conhecer grandes segredos a respeito das outras pessoas, de saber coisas que mais ninguém sabe, tudo para os certificar que a terra para de girar se eles assim o desejarem. Muitas pessoas

ATITUDES QUE ROUBAM ENERGIA

ALGUMAS ATITUDES QUE ROUBAM ENERGIA 1 – Pensamentos obsessivos Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos – mal comum ao homem ocidental, torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos. Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas. 2 – Sentimentos tóxicos Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentim

Atendimento psicológico por Skype

Aglair Grein- psicanalista,  além do atendimento em consultório - em Curitiba- Paraná-  propõe o atendimento psicológico online - via Skype- com  comunicação com voz  e imagem. É uma ligação telefônica com vídeo, gratuita e de alta qualidade. As sessões à distância não têm diferença das sessões presenciais em consultório.  A orientação psicológica online - por Skype - além de ser uma prática cada vez mais difundida no mundo todo, e de comprovada eficácia, torna-se vantajosa por muitos motivos: *Torna o contato mais cômodo e com menor custo por dispensar o deslocamento até um consultório, especialmente nos grandes centros urbanos. *Permite que se use dias e horários alternativos para as consultas- fora do horário comercial. *Permite que as pessoas tímidas comuniquem seus pensamentos com mais facilidade . *Permite que pessoas que moram em lugares de difícil acesso possam obter orientação. *Permite evitar constrangimentos em lugares pequenos, em função dos vínculos já ex