Pular para o conteúdo principal

Ajustar-se a si ou ao mundo ?





M.- Me afastei  de algumas pessoas que me incomodavam. Minha mãe, uma pessoa autoritária e agressiva...Cansei de lidar com isso e de tentar entender, e me afastei.
 Em relação a outras duas pessoas que também me afastei, sinto que elas tinham uma “obsessão” por mim, uma preocupação exagerada que me incomodava.Sempre fui uma pessoa independente...Me casei, tive dois filhos, me separei e não casei de novo.
Um dia escutei de um homem que eu “assustava” os homens por ter uma personalidade forte, ser independente... e isso, afastava-os de mim.Durante algum tempo tentei mudar isso... ser mais “meiga”... Sei que sou carinhosa, além de ter consciência disto, já escutei também.
Sou muito “eu mesma”, ou seja, não sou e não me sinto apegada a ninguém além dos meus filhos.Isso faz com que eu pareça indiferente, egoísta ou desinteressada e sei que isso incomoda as pessoas.
Não me importo com o que as pessoas pensem ou falem de mim, não é isso que me incomoda.
O que me incomoda é o fato de “achar” que deveria lidar com essas situações ao invés de me afastar. Desejo alcançar um estágio que absolutamente nada, faça eu me sentir mal.


Resposta:
Você me diz que não se incomoda com o que as pessoas pensam ou dizem, mas repete várias vezes no seu e-mail o que as pessoas pensam e dizem a seu respeito, como referências de quem/como você é.
O discurso, portanto, não confirma a sua  auto-imagem de aceitação e independência. O que lhe faz mal e você me pede para ajudá-la a extirpar, talvez não seja o Ego, mas o conflito que lhe traz desconforto: ser quem é ou o que os outros esperam que seja ? Ajustar-se a si ou ao mundo ?

Por que tanta preocupação em se enquadrar aos padrões, em ser meiga, frágil e 'apegada'? O que importa é estar bem consigo mesma, aceitar-se como é. Estabelecer relações que a gente escolhe e controla - quando não ama- além de aceitável, é saudável. Mesmo que sejam relações parentais, que não são, como estamos acostumados a pensar, garantias de amor.

A educação que recebemos não nos ensina a ser desapegados e livres. Porque ela tende a privilegiar o apego que, apesar do que muita gente supõe, não é sinônimo de amor. Antes de nos ajustarmos ao mundo, é preciso que nos conheçamos, que nos aceitemos e então nos ajustemos a nós mesmos.
É claro que uma terapia é indicada para que de fato você alcance a auto-aceitação ou a mudança. E, de quebra, a paz, a liberdade e a verdadeira independência. Ouse. Abraço
Aglair Grein-psicanalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

16 doenças mentais que confundimos com virtudes

O que diferencia um comportamento razoável de outro patológico é a intensidade, frequência e grau de prejuízo que causa para a própria pessoa e os outros. Nossa sociedade não é das mais saudáveis mentalmente, visto que psicopatas são CEO’s, estelionatários podem ser políticos. Então o fato é que aquilo que é visto como virtude na real pode dar indícios de um fundo patológico que ninguém percebe. Nem todas as pessoas que têm essas características têm a psicopatologia, mas todas as pessoas com o distúrbio costumam ter esses pontos em comum, ou seja, um item isolado não faz o diagnóstico completo (normalmente mais de cinco em cada patologia).  Sexy – a sensualidade está longe de ser um problema, principalmente em contexto adequado ela é um afrodisíaco para conquistar alguém para intenções afetivas ou sexuais. Mas se ela é inadequada, invasiva, exagerada, dramática e acompanhada de uma necessidade desesperada de chamar atenção pode ser sinal de Transtorno de Personalidade Histriôni

4 maus costumes que podem destruir seu casamento

Imagine a seguinte cena: você chega do trabalho e seu parceiro já começa a cobrar ou a reclamar de algo, você responde de forma ríspida e os dois começam então uma sequência de críticas, insultos e acusações. No final, não há um acordo entre vocês – nem um e nem outro reconhece o erro e o clima pesado toma conta da casa. Essa situação é familiar para você? Se for, não se desespere! O primeiro passo para quebrar esse hábito é reconhecê-lo. Depois, é preciso também estar disposto a mudar, caso contrário, muito provavelmente, seu casamento entrará em uma crise, afinal atitudes como essas destroem qualquer relacionamento. Então, tome cuidado e não repita os seguintes costumes que podem se tornar muito nocivos para o seu casamento: 1. O costume de revidar Quando marido e esposa respondem negativamente um ao outro, a conversa fica cada vez mais hostil. E os comentários negativos crescem cada vez mais com a raiva e frustração. Deste modo, a tendência será sempre pensar que “o que vai

PESSOAS TÓXICAS - CUIDADO!

Muitos dos problemas de autoestima que afetam milhares de jovens e adultos nada têm a ver com doenças de carater emocional ou psicológico, (embora possam vir a se tornar um problema desse genero), mas a sua genese está nas pessoas tóxicas que permitem que interfiram e permaneçam na sua vida. Estas pessoas têm a capacidade de despertar o pior que há em nós e até de nos fazer acreditar que somos frageis, instáveis, incapazes de tomar decisões sem o seu parecer, incapazes de nos relacionar com o próximo e de sermos independentes. Por norma, as pessoas tóxicas procuram controlar os outros através do abuso emocional. Levam os que lhes são próximos- através das críticas constantes- a crer que algo terrível lhes acontecerá se algum dia se desprenderem deles. Incapazes de fazer um elogio, dão ares de conhecer grandes segredos a respeito das outras pessoas, de saber coisas que mais ninguém sabe, tudo para os certificar que a terra para de girar se eles assim o desejarem. Muitas pessoas