Pular para o conteúdo principal

Desejar e Querer




S.M.- Cantar para mim sempre foi motivo de prazer e é algo que amo fazer.apesar de nunca ter tido o incentivo da família.Ultimamente tem pulsado em meu peito o latente desejo de voltar a Itália para aperfeiçoar a técnica do canto e para também trabalhar a fim de financiar meus estudos.Confesso que quero muito isso, mas me sinto insegura, com medo de enfrentar novamentre e sozinha, a vida lá fora. Por isso, dentro de mim, tem se instalado um conflito que não consigo resolver, pois sei que aqui ficando não conseguirei conquistar meus objetivos de realização pessoal. A inconstância emocional, é outro motivo que me impede de alçar o vôo...temo os desafios que terei que enfrentar para ter forças e foco para perseverar, o que aliás, tem sido meu calcanhar de Aquiles, a falta de perseverança em tudo o que me proponho a fazer, tem aniquilado meus projetos. Preciso de uma luz, por favor me oriente.



Resposta :
Em seu e-mail, você fala do que deseja e do que quer, mas você quer o que deseja ?
"Você quer o que deseja ? "O psicanalista Jorge Forbes lança uma questão com essa pergunta intrigante que fala do Querer e do Desejo como instâncias diferentes e independentes. Segundo ele, Desejar é sempre desejar o que não está no nosso alcance, a ponto de podermos agradecer a quem não nos dá o que foi pedido para manter vivo o desejo. Ou para justificar nosso medo.Toda dúvida ou indecisão vem do medo.

Por outro lado, o Querer é buscar,  encontrar os meios para alcançar, criar as condições para chegar lá, se dispor a enfrentar as dificuldades, encarar os medos. O Desejo mede os obstáculos, enquanto que o Querer vence os obstáculos.  Espero que você reflita sobre o seu Desejo de cantar e seu Querer cantar. Nenhum dos dois está na família, no destino, ou em qualquer outro lugar: eles estão em você e são responsabilidade sua. Como disse alguém : "A oportunidade só dança com aqueles que já estão no salão." Abraço
Aglair Grein-psicanalista


Comentários

  1. Muito oportuno questionar o desejar e o querer...Lutei bastante para querer o que desejo e confesso que ultimamente estou perdendo as forças, devido as dificuldades e o medo de sair da "minha zona de conforto". Já mandei o módulo de inscrinção do master class para Itália, estou aguardando a resposta para poder efetuar o pagamento, mas nesses últimos dias, áquela "força de vontade" que estava me impulsionando a lutar pelo o que desejava ou queria(?) vem esmorecendo...O que devo fazer pra continuar a "querer e perseverar"?

    ResponderExcluir
  2. Me vejo muito nesse empasse também!
    Entendo que temos que fazer o "impossível" para acontecer o que queremos, mesmo nos dias de desânimo, se movimentar no sentido do que irá mudar a nossa história, nos trazer a realização.
    Mesmo com medo, trite, fracos ou até mesmo desanimados devemos colocar mais um tijolinho na construção do sonho e fazer acontecer!
    Se depender da boa vontade integral do nosso coração pra termos alguma ação em prol de um sonho ou um objetivo qualquer iremos ser fracassados em tudo!
    Pense em como será gratificante ver concluído o seu projeto! É assim que eu procuro fazer quando o chão se abre diante de mim! Bjos!

    ResponderExcluir
  3. O que fazer para querer realmente???? Pq, às vezes, penso que a depressão vem me deixando estagnada, sem forças para lutar, focar? Estou numa zona de conforto e sei que não posso ficar, luto para mudar isso. Mudo a minha rotina para tentar sair dessa, já fiz terapia, estou tomando antidepressivos agora. De manhã ficou acordada na cama, rolando com os meus pensamentos umas duas horas, pq sei que se levantar terei que estudar (para concurso), já reprovei tanto, estou meio descrente, é tão ruim estudar, estudar, estudar, e não conseguir resultado. Chego a pensar já estudei tanto, a onde isso tudo foi parar. E vejo as pessoas, no mesmo ramo que o meu, que sabem menos que eu, que nem estudaram tanto assim, bem mais realizada do que eu... agora me inscrevi para um concurso de nível médio, pra ver se saio dessa, se passo. Mas até medo de não passar eu tenho... Já penso, se eu não passar vai ser mais uma derrota pra coleção (ficarei mais chateada ainda). Olho para os meus livros tenho vontade de chorar, mas ao mesmo tempo não consigo me livrar deles. Estou sempre me cobrando, mas com preguiça de enfrentar, não sei se é a depressão ou preguiça? Quando pensou em parar com essa vida, vem um amigo ou conheço uma pessoa dizendo para eu não desistir. Sem falar que fico muito deslocada na minha cidade, sem amizades para sair. Amigos que me chamam pra sair moram fora, longe, alguns até famosos e juízes, promotores, escritor e eu não consigo ir pq a minha situação financeira está uma lástima, aí parece até que eu não quero ir visitá-los, mas também não quero falar que estou sem dinheiro... acho isso muito desagradável. Já perdi uma pessoa que eu amava, pq ele achava que eu não queria vê-lo, me cobrou isso, dizia você nunca veio me ver(achava que eu fazia descaso dele). Agora, apareceu outra pessoa boa no meu caminho, e eu não tenho dinheiro e coragem de ir vê-lo. Isso me deprime muito. E ao mesmo tempo não me deixa estudar. Paro e penso, quantas oportunidades estou perdendo, minha juventude, sem dinheiro, "casada" com os estes livros. O que eu faço? Comprimidos para depressão comecei a tomar dobrado, mas não estão adiantando...terapia fiz uns três anos (me canso só de pensar em fazer de novo). Estou super cansada dessa minha vidinha sem resultados e cada ano que passa mais me deprimo(e com a deprressão não consigo focar). E penso, mais um ano se foi e a história se repete. Driblando a vida nos meus autos e baixo. Bem mais baixo do que alto. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi minha história de vida através das suas palavras!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

16 doenças mentais que confundimos com virtudes

O que diferencia um comportamento razoável de outro patológico é a intensidade, frequência e grau de prejuízo que causa para a própria pessoa e os outros. Nossa sociedade não é das mais saudáveis mentalmente, visto que psicopatas são CEO’s, estelionatários podem ser políticos. Então o fato é que aquilo que é visto como virtude na real pode dar indícios de um fundo patológico que ninguém percebe. Nem todas as pessoas que têm essas características têm a psicopatologia, mas todas as pessoas com o distúrbio costumam ter esses pontos em comum, ou seja, um item isolado não faz o diagnóstico completo (normalmente mais de cinco em cada patologia).  Sexy – a sensualidade está longe de ser um problema, principalmente em contexto adequado ela é um afrodisíaco para conquistar alguém para intenções afetivas ou sexuais. Mas se ela é inadequada, invasiva, exagerada, dramática e acompanhada de uma necessidade desesperada de chamar atenção pode ser sinal de Transtorno de Personalidade Histriôni

4 maus costumes que podem destruir seu casamento

Imagine a seguinte cena: você chega do trabalho e seu parceiro já começa a cobrar ou a reclamar de algo, você responde de forma ríspida e os dois começam então uma sequência de críticas, insultos e acusações. No final, não há um acordo entre vocês – nem um e nem outro reconhece o erro e o clima pesado toma conta da casa. Essa situação é familiar para você? Se for, não se desespere! O primeiro passo para quebrar esse hábito é reconhecê-lo. Depois, é preciso também estar disposto a mudar, caso contrário, muito provavelmente, seu casamento entrará em uma crise, afinal atitudes como essas destroem qualquer relacionamento. Então, tome cuidado e não repita os seguintes costumes que podem se tornar muito nocivos para o seu casamento: 1. O costume de revidar Quando marido e esposa respondem negativamente um ao outro, a conversa fica cada vez mais hostil. E os comentários negativos crescem cada vez mais com a raiva e frustração. Deste modo, a tendência será sempre pensar que “o que vai

PESSOAS TÓXICAS - CUIDADO!

Muitos dos problemas de autoestima que afetam milhares de jovens e adultos nada têm a ver com doenças de carater emocional ou psicológico, (embora possam vir a se tornar um problema desse genero), mas a sua genese está nas pessoas tóxicas que permitem que interfiram e permaneçam na sua vida. Estas pessoas têm a capacidade de despertar o pior que há em nós e até de nos fazer acreditar que somos frageis, instáveis, incapazes de tomar decisões sem o seu parecer, incapazes de nos relacionar com o próximo e de sermos independentes. Por norma, as pessoas tóxicas procuram controlar os outros através do abuso emocional. Levam os que lhes são próximos- através das críticas constantes- a crer que algo terrível lhes acontecerá se algum dia se desprenderem deles. Incapazes de fazer um elogio, dão ares de conhecer grandes segredos a respeito das outras pessoas, de saber coisas que mais ninguém sabe, tudo para os certificar que a terra para de girar se eles assim o desejarem. Muitas pessoas