quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Cartão de crédito é bom para a auto estima ?





Cartão de crédito é bom para a auto estima ? Sim!  E é aí que mora o perigo !
Quando nossa auto estima se vê ameaçada, tendemos a comprar mais e a usar o cartão de crédito, segundo estudos.

Os mesmos estudos indicam que quando nos sentimos mal por acharmos que não fizemos bem alguma tarefa, ou porque alguém nos disse que lhe decepcionamos, tendemos a fazer gastos com o cartão de crédito, especialmente para adquirir produtos caros, supérfluos ou de luxo.

 Isso significa que nos sentirmos ameaçados faz com que vejamos uma compra com novo olhar ? Ou talvez adquirir um objeto do desejo conseguiria "consertar" nossa auto estima danificada ? Os psicólogos tendem pela segunda opção e advertem que estas compras são realmente  eficazes para nos reafirmarmos psicologicamente. Trocando em miúdos: a compra de um objeto especial (quase sempre desnecessário)  realmente ' conserta' a baixa auto estima. 
E, justamente por isso recomendam cuidado, já que em certas circunstâncias podem causar arrependimentos e consequências financeiras desastrosas a longo prazo.

Ficarmos atentos aos motivos que nos levam às compras, especialmente aquelas por impulso, é mais que saudável para as finanças, mesmo sendo, às vezes, um santo remédio para a auto-estima. 

Aglair Grein-psicanalista

Um comentário:

  1. Aglair, acho q sou um caso diferente, pois quando minha autoestima está baixa é aí que eu não compro nada; pelo menos no que diz respeito a produtos como: roupa, sapato, bolsa, perfume... enfim, queria até entender isso, pois é quando eu seguro meu dinheiro; ou seja, quando a minha autoestima está alta aí é que eu dano a comprar.

    ResponderExcluir