domingo, 23 de dezembro de 2012

Segredos e Mentiras



R.- Tenho 31 anos, 2 filhos e estou casada ha 14. Ha 2 meses me separei, Meu marido é militar, trabalhou durante 2 anos em outra cidade e se envolveu com outra mulher... ela é formada em psicologia e eu não sou formada em nada. Durante este tempo fiquei cuidando da minha casa... Ele nunca me privou de estudar, eu mesma que não me empenhei. Ela tambem é casada, mas no momento está separada. Eles continuam conversando no face, não tenho acesso as mensagens, mas vejo que eles se falam sempre. Ele tambem conversa com outras mulheres. Na verdade eu me separei porque peguei ele conversando com outra mulher... Fiquei tão nervosa que quebrei o computador e coloquei ele pra fora e desde então estamos separados. Mas nestes dois meses eu transei com ele 2 vezes...não consigo viver sem ele... a separação é o melhor pra mim, mas não consigo deixar de querer ele, de sentir sua falta. Acho que ele mente pra mim o tempo todo, e que ele nunca ira mudar. Ja trai, por achar que ele tava fazendo o mesmo, mas me sentia infeliz depois. Analise este comentario e me oriente, por favor.

Resposta:
Não sei se seu marido procura outras mulheres por estar  insatisfeito com um casamento desgastado - uma insatisfação que ele não controla - ou por querer outras mulheres e ponto. Existem pessoas que não nasceram para viver com um só parceiro, estão sempre procurando novidades. O ideal é que ele tenha interesse em esclarecer isso numa psicoterapia.

 O mais grave é a deslealdade, a mentira, que corrói qualquer relação e à qual você não pode mais se sujeitar. Nada é pior do que não confiar no outro. Se ele de fato a ama e quer continuar com você, precisa se tratar para não mentir mais, para não enganar mais. Acho que você não pode deixar por menos. Do contrário, o melhor para você é deixá-lo.

Entendo que o mais difícil para você é justamente deixá-lo, mas essa dificuldade pode ter outros motivos que não amor:competição com a psicóloga, por exemplo, por se sentir em desvantagem já que você não é formada. ( E por que não começar seu sonhado curso de psicologia agora ? ) Não que este detalhe seja de fato importante. É claro que um diploma não faz tanta diferença. Mas vejo que para você faz,  já que está com baixa auto estima e não está percebendo seu próprio valor. Continuar a viver na mentira não é viver. É bom que se esclareça e busque uma decisão, que por mais dolorosa, não vai te deixar mais machucada do que já está. Abraço.
Aglair Grein- psicanalista


14 comentários:

  1. Vivi durante 8 anos com um homem que só sabia mentir. Tinha outras mulheres, mas nunca desconfiei. Quando descobri, uma de suas amantes estava grávida de cinco meses. Me separei, sofri demais... mas hoje vejo que foi um grande alívio. Não merecemos e não precisamos ser enganadas.A mentira não passa de uma doença e não podemos ficar doentes junto com os mentirosos. Há 4 anos, estou sozinha e não vejo problema nisso. Viver uma vida digna e saudável é o mais importante. Faça com que sua própria companhia seja o suficiente para ser feliz e pessoas do bem aparecerão na sua vida e, se não aparecer ninguém, tente ser feliz do mesmo jeito, não precisamos de fazer "par" para viver, existem outras coisas acima disso, como ter a companhia dos nossos filhos, por exemplo. Dedique-se a vc mesma, uma dose de amor próprio transforma a nossa vida e vc vai perceber que não precisa se encostar em ninguém para ser feliz! Valorize-se! Um grande beijo e não desanime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Concordo com vc onde disse: " A mentira não passa de uma doença e não podemos ficar doentes junto com os mentirosos. Viver uma vida digna e saudável é o mais importante. Faça com que sua própria companhia seja o suficiente para ser feliz e pessoas do bem aparecerão na sua vida e, se não aparecer ninguém, tente ser feliz do mesmo jeito"
      Vivi com pessoa mentirosa, e sei bem o que é isso, ficamos escaldada, não confia mais,portanto, é melhor viver sozinha do que mau acompanhada. Sonho com uma pessoa verdadeira e fiel, um dia quem sabe Deus colocará no meu caminho. Abraços

      Excluir
  2. Eu terminei um namoro de dois anos por mentiras. Eu que sempre fui honesta e verdadeira com ele. Ele não chegou a ficar com outra pessoa, mas dava em cima da maioria das garotas no facebook dele, certo dia eu vi uma das conversas e me senti muito desrespeitada, ferida extremamente magoada, ele se humilhou dizendo que eu era a mulher da vida dele, que eme amava e que iria mudar, pediu mais uma chance, eu dei. Dei três chances, na quarta "pisada na bola" eu terminei de vez. Eu achei que fosse morrer, foi a pior dor que eu já senti na minha vida, pois eu amei demais! Mas na teoria eu sabia que eu deveria me amar primeiro, por isso terminei. Um mês depois ele estava com outra, mas mesmo assim dizia que me amava e que nunca iria me esquecer, na verdade, ele queria que eu não esquecesse ele, levei oito meses para dar um basta nele, teve que acontecer uma situação horrível pra que a gente parasse de se falar (tentar ser amigo não rola). Mas hoje eu vejo que fiz a coisa certa, mesmo amando ele com todas as minhas forças, eu não poderia aceitar a pessoa que eu estava me tornando por causa da falta de confiança nele, ciumenta, obsessiva... Eu que sempre prezei pela confiança no meu relacionamento, mas eu tentei, dei chances pra ele mudar, mas ELE não quis. Apesar de muitas vezes eu ter deixado a loucura da paixão falar mais alto, ter feito tão pouco de mim, ter esquecido do meu valor. Hoje eu vejo que tudo isso foi para um bem maior. A vida é linda e tem muita gente boa, esperando por nos conhecer, e a gente fica perdendo tempo com quem não merece! A vida é linda e eu amo descobri-la! Estou em processo de voltar a me amar, e está sendo ótimo! fica a dica mulherada!

    ResponderExcluir
  3. acredito que duas pessoas possam se amar e serem fiéis mas por quanto tempo pode durar as vezes vem s dúvidas será que é normal?quero dizer quando tem tudo ou quase mas falta algo talvez um carinho ou uma conversa

    ResponderExcluir
  4. Estou no processo de 'término' depois de descobrir uma mentira - grande - dele, e não tem sido fácil, pra nenhum dos dois!
    Sei que o melhor é um distanciamento, um adeus e até um esquecimento... Mas, como ficar longe de alguém que te compreende, que volta depois de uma briga, que se submete à conversas de horas pra poder se entender?
    Tenho buscado aproveitar cada chance pra dizer o que sinto e o que penso a respeito dele, de mim, de nós e de nossa situação. Só ainda não sei que atitude tomar diante do que vivo!
    Quero voltar fazer terapia, e ainda não encontrei como.
    Posso saber como funciona o acompanhamento virtual com você, Dra. Aglair?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Anônima
      Para que eu possa fornecer mais detalhes sobre o atendimento por Skype, por favor me envie um e mail para aglair.grein@gmail.com
      Abraço

      Excluir
  5. Fui casada 20 anos e cheguei no mesmo ponto, traiçao, mentiras e mais mentiras. Me separei mas nao conseguia perder o contato. Tinha dependencia emocional. Fiquei "namorando"por um tempo, mas era como droga, me fazia mal ficar sem e pior ainda ficar com. Me sentia um lixo por fingir que acreditava nas mentiras. Preciso mesmo disso?? Resolvi me separar de vez, no começo foi como tirar o coraçao sem anestesia, mas consegui, me transformei numa mulher independente, saudavel emocionalmente e cresci, cresci mto mais sozinha, me amando, me completando. Sou mto mais feliz.

    ResponderExcluir
  6. Mentiras , infelizmente noventa por cento dos homens menten, eu tambem ,me separei a 8anos, sofri muito , mais hj, mesmo sozinha esta melhor do que ficar com um marido que so mente ,não tem condições.Mas conheço muitas Mulheres que sabem que o marido mentem ,e sabem que eles aprotam mais, mesmo assim continuam vivendo juntos.Não sou contra cada um sabe o que fazem.Um abraço

    ResponderExcluir
  7. nos mulheres nos penalizamos muito, e somos constantemente induzidas a acreditar que temos sempre algum tipo de responsabilidade perante aos erros masculinos. Então esqueça isso, Vc e a vitima. Existem mentirosos doentes ,estes tem que buscar tratamento, mas existem tbm os manipuladores desprezíveis , são egoístas , encapas de amar e respeitar o próximo.

    ResponderExcluir
  8. Eu terminei um relacionamento de 10 meses, depois de muitas indas e vindas faz duas semanas que não nos falamos. Nunca peguei uma traição, mas sei que ele ficava de conversinhas na net. Além de N mentiras que eu descobri. Está doendo, mas estou bem, melhor do que estava quando estava com ele.

    ResponderExcluir
  9. acho que a internet destroi relacionamentos...as pessoas sao muito vulneraveis, sucubem facil...muito amargo isso.

    ResponderExcluir
  10. Estou tentando superar-me do fim de um relacionamento no qual estava preste a me casar. Meu quase marido mantinha relações pelo faceboock com mulheres e homens, demonstrava desejos pelo mesmo sexo. Muita mentira, muita fantasia, estava me tornando uma pessoa obsessiva pela verdade, cheguei a fazer um face falso. Ta difícil, até porque ele não aceita, não sei se por doença ou medo de que eu con te o que descobri a seus familiares,mas sei o que NÃO
    quero para mim, e desejo sinceramente que ele se encontre como pessoa e seja feliz como é.

    ResponderExcluir
  11. Efésios 4:23 (NTLH)

    É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Efésios 4:23

    Portanto, abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e críticas injustas. 1 Pedro 2:1

    ResponderExcluir