Pular para o conteúdo principal

Mulheres infelizes no amor


Não está bem claro por que motivos, mas a mulher é mais representada nessas situações do que o homem. Ou porque homens são mais discretos quanto à revelação dos sentimentos ou porque a natureza feminina não resiste tão bem à vida solo e aos sentimentos de rejeição e abandono.

Até agora, estávamos habituados a entender a dependência amorosa das mulheres como um reflexo da sua dependência econômica. Atualmente, ficamos surpresos ao descobrir que, afinal, muitas mulheres bem sucedidas e economicamente independentes, sofrem por depender de um par amoroso tal como as suas antecessoras do século XIX. 
O contraste entre o sucesso profissional e a fragilidade emocional é surpreendente. A predisposição para o sacrifício e o sofrimento por amor é uma característica tipicamente feminina. 

Não importa o que conseguimos atingir em todos os outros aspectos da nossa vida. Quando um homem entra em cena, tudo se modifica. Mas isto é uma tendência, é bem diferente de acharmos que somos obrigadas a sofrer, condenadas a ter relações infelizes. Saber reconhecer a nossa natureza é o que nos permite cuidar de nós mesmas.

A que sinais uma mulher deve estar atenta de forma a compreender a tempo que está envolvida numa relação que não lhe trará felicidade? Os sinais diferem de mulher para mulher e manifestam-se de diferentes formas. No entanto, é preciso perguntar se nos sentimos confortáveis na relação ou se estamos constantemente aterrorizadas com a possibilidade de esta terminar.

É também importante perceber se existe reciprocidade, se sentimos que recebemos tanto quanto damos ao outro, perceber se na relação há espaço para ambos crescerem, se se compreendem, se são mais frequentes os bons momentos ou os maus. Há mulheres que, ao longo da vida, vão colecionando relações problemáticas mas, apesar disso, repetem o mesmo padrão, o mesmo erro.

A repetição é inerente ao ser humano. Repetimos situações sem que sequer nos apercebamos disso e escolhemos companheiros tão igualmente desastrosos como os anteriores, convencidos de que, desta vez, estamos fazendo tudo certinho. 

Mas a verdade é que, geralmente, repetimos situações que vivemos na infância e das quais não temos sequer consciência e, às vezes, é necessária a ajuda de um terapeuta para conseguirmos virar a página, compreender que estamos revivendo tudo e romper o ciclo da repetição.

Comentários

  1. Realmente, muita das vezes,repetimos oque vivênciamos em nossa infâcia.O mesmo relacionamento perturbador de nossos pais.

    ResponderExcluir
  2. È impressionante, o quanto a história de nossos pais se repetem em nossa vida, o mais difícil é romper o ciclo....encerrar com este conceito.

    ResponderExcluir
  3. Como fazer para quebrar esse padrão...essa repetição..vivo isso..e não consigo...dar um basta...hj tenho consciência de que isso é resultado do sentimento de rejeição que sento desde a infância!!
    Zena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zena, leia neste blog o artigo " Como evitar a auto-sabotagem'publicada no mês de dezembro. Poderá ser esclarecedor.abraço

      Excluir
    2. A psicoterapia, no meu sentir, é a única forma de nos libertarmos da influência negativa de sentimentos que nos foram introjetados, Zena.

      Excluir
  4. conheço HOMENS que se encaixam no texto e mulheres super bem resolvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Acho que não é uma questao de gênero.

      Excluir
    2. Não está bem claro por que motivos, mas a mulher é mais representada nessas situações do que o homem. Ou porque homens são mais discretos quanto à revelação dos sentimentos ou porque a natureza feminina não resiste tão bem à vida solo.

      Excluir
  5. Acontece também que os homens não gostam de mulheres independentes e auto-suficientes, porque eles pensam que são um desafio para eles, que estão acostumados a ter poder. Muitas mulheres bem sucedidas estão sozinhas por essa causa. Talvez seja porque os homens sentem certos medos dessas mulheres.

    ResponderExcluir
  6. Ai que reside o problema...como romper esse ciclo se ele se repete e se repete sem que nos apercebemos?;;;

    ResponderExcluir
  7. gostei da materia q lí,agora preciso sair do anonimato,que me encontro

    ResponderExcluir
  8. Tenho um relacionamento desses tipo vive na corda bamba. Toda hora brigamos, por qualquer coisa, ele é muito ciumento e machista é quer me proibir de tudo. As vezes eu acho que a única opção é terminar. O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossivel dar opinião sem conhecer mais detalhes da dinâmica do casal. Uma terapia será muito benéfica para trazer respostas e esclarecimento. Experimente.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

16 doenças mentais que confundimos com virtudes

O que diferencia um comportamento razoável de outro patológico é a intensidade, frequência e grau de prejuízo que causa para a própria pessoa e os outros. Nossa sociedade não é das mais saudáveis mentalmente, visto que psicopatas são CEO’s, estelionatários podem ser políticos. Então o fato é que aquilo que é visto como virtude na real pode dar indícios de um fundo patológico que ninguém percebe. Nem todas as pessoas que têm essas características têm a psicopatologia, mas todas as pessoas com o distúrbio costumam ter esses pontos em comum, ou seja, um item isolado não faz o diagnóstico completo (normalmente mais de cinco em cada patologia).  Sexy – a sensualidade está longe de ser um problema, principalmente em contexto adequado ela é um afrodisíaco para conquistar alguém para intenções afetivas ou sexuais. Mas se ela é inadequada, invasiva, exagerada, dramática e acompanhada de uma necessidade desesperada de chamar atenção pode ser sinal de Transtorno de Personalidade Histriôni

4 maus costumes que podem destruir seu casamento

Imagine a seguinte cena: você chega do trabalho e seu parceiro já começa a cobrar ou a reclamar de algo, você responde de forma ríspida e os dois começam então uma sequência de críticas, insultos e acusações. No final, não há um acordo entre vocês – nem um e nem outro reconhece o erro e o clima pesado toma conta da casa. Essa situação é familiar para você? Se for, não se desespere! O primeiro passo para quebrar esse hábito é reconhecê-lo. Depois, é preciso também estar disposto a mudar, caso contrário, muito provavelmente, seu casamento entrará em uma crise, afinal atitudes como essas destroem qualquer relacionamento. Então, tome cuidado e não repita os seguintes costumes que podem se tornar muito nocivos para o seu casamento: 1. O costume de revidar Quando marido e esposa respondem negativamente um ao outro, a conversa fica cada vez mais hostil. E os comentários negativos crescem cada vez mais com a raiva e frustração. Deste modo, a tendência será sempre pensar que “o que vai

PESSOAS TÓXICAS - CUIDADO!

Muitos dos problemas de autoestima que afetam milhares de jovens e adultos nada têm a ver com doenças de carater emocional ou psicológico, (embora possam vir a se tornar um problema desse genero), mas a sua genese está nas pessoas tóxicas que permitem que interfiram e permaneçam na sua vida. Estas pessoas têm a capacidade de despertar o pior que há em nós e até de nos fazer acreditar que somos frageis, instáveis, incapazes de tomar decisões sem o seu parecer, incapazes de nos relacionar com o próximo e de sermos independentes. Por norma, as pessoas tóxicas procuram controlar os outros através do abuso emocional. Levam os que lhes são próximos- através das críticas constantes- a crer que algo terrível lhes acontecerá se algum dia se desprenderem deles. Incapazes de fazer um elogio, dão ares de conhecer grandes segredos a respeito das outras pessoas, de saber coisas que mais ninguém sabe, tudo para os certificar que a terra para de girar se eles assim o desejarem. Muitas pessoas