sábado, 22 de dezembro de 2012

Hipocondria o que é ?



Hipocondria o que é ?

É a crença persistente na presença de pelo menos uma doença física grave, progressiva com sintomas determinados, ainda que os exames laboratoriais e consultas com vários médicos assegurem que nada exista.

Como é ?
Os hipocondríacos normalmente sentem-se injustiçados e incompreendidos pelos médicos e parentes que não acreditam em suas queixas, que não levam seus argumentos a sério e irritam-se com o descaso.Por este motivo costumam consultar vários médicos. 

Por outro lado resistem em procurar ajuda psicológica, sentindo-se até ofendidos com tal sugestão, quando não há suficiente diálogo com o clínico que o acompanha. 
Muitas vezes as queixas mudam de uma doença para outra, obcecados com a certeza de que existe algo errado com sua saude. Pesquisam compulsivamente as doenças, as bulas de remédio, e sempre estão atentos a artigos publicados sobre o assunto.

Tratamento

Não existe medicação para hipocondria. Acredita-se que psicoterapia pode ajudar quando iniciada nos primeiros anos de quadro hipocondríaco. 
Há muito poucas pesquisas na literatura científica porque estes pacientes se recusam a participar dos trabalhos de pesquisa, visto que não se consideram psicologicamente doentes. Pela mesma razão não se sabe ao certo que percentagem da população é atingida por esse problema nem o perfil caracterológico dessas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário