C.- Eu tenho 30 anos namorei por 6 anos e nesse espaço de tempo eu não prossegui com minha vida. Eu ficava em função da vida dele, não que ele fizesse com que eu agisse assim... eu é que vivia em função dele. Terminamos no final do ano passado e desde então não consegui me envolver com mais ninguém . Tive que viajar no mês passado e me encontrei com um rapaz que conheci pela internet, que me pareceu estar super interessado mas depois de uma semana ele me aparece namorando uma garota. Estou péssima, nem sei se consegui te explicar o que estou sentindo e o que aconteceu comigo ou melhor o que esta acontecendo. To começando a sentir falta do meu ex. Não quero sentir isso. Mas o que vem na minha cabeça é que só ele pode me dar o que eu preciso, que não vou achar mais ninguém. Me ajude a entender isso.
Resposta:
O que está acontecendo com você é puro desamparo. O seu relato indica que se anula quando está com um parceiro, vive a vida do outro . Essa fragilidade desmedida vem da dependência na relação amorosa e é devida a um jeito 'torto' de se relacionar. Algumas pessoas não só se entregam, mas abandonam a si mesmas e fundem-se ao outro, tornando-se parte dele. Quando há afastamento ou rompimento, ficam perdidas, sem eixo. Como se tivessem que ter sempre alguém ao lado para validar a própria existência.
A fantasia de voltar para o ex pode ser um recurso desesperado para não ficar sozinha. Como se o ex, que já te salvou um dia, pudesse voltar a salvá-la. Quem tem que salvar-se é você mesma, com decisão e coragem.
Procure a resposta às tuas questões em tua história familiar ou em tua educação, já que as mulheres são freqüentemente educadas para servir, agradar, depender de um homem que as ampare. Uma terapia iria te beneficiar muito, até para que, no desespero, não se ligue a alguém que não a mereça e volte a se fundir, procurando teu eixo em outra pessoa.
A vida não admite representantes: ninguém pode conquistar maturidade por nós, ninguém pode crescer por nós. Como diz aquela música antiga da Maysa Matarazzo : " Se meu mundo caiu, eu que aprenda a levantar... " Abraço
Aglair Grein-Psicanalista
Aglair, você é muito iluminada e nos brinda com teus conhecimento. Como faço para lhe fazer uma pergunta para ser sanada.
ResponderExcluirGrata.
Caro Anonimo, envie e mail para : aglair.grein@gmail.com
ExcluirAbraço