Pular para o conteúdo principal

Por que Psicanálise ?


Por que Psicanálise ?

Psicanálise é uma terapia baseada na observação dos processos não conscientes que impulsionam os comportamentos e a vida emocional das pessoas. Estes fatores inconscientes podem causar sofrimento e descontentamento, por vezes manifestos por sintomas muito diversificados: tristeza e desânimo profundo, dificuldades relacionais no plano amoroso, familiar e também profissional.
Uma vez que as causas são inconscientes, o conselho amigo ou familiar, a pesquisa pessoal de mais informação, embora úteis, acabam por não alcançar, frequentemente, resultados satisfatórios.

O tratamento psicanalítico explora e clarifica como estes fatores inconscientes afetam os padrões de comportamento do presente e os relacionamentos atuais: uma análise aprofundada da história pessoal permite esclarecer aspectos originários, como se desenvolveram e transformaram no tempo, auxiliando o sujeito a lidar melhor com a realidade presente da sua vida pessoal.

Quem mais pode beneficiar com uma Psicanálise é alguém que sofre ou sente alguma insatisfação e deseja compreender-se melhor. Pode já ter alcançado importantes conquistas na sua vida,  no entanto encontra-se perante alguns sintomas persistentes: depressão ou estados de ansiedade elevada, dificuldades no plano da sexualidade, ou até mesmo sintomas físicos que não se encontrem justificados plenamente por causas médicas comprovadas.

Muitas pessoas procuram a psicanálise por causa de repetidos fracassos no campo relacional ou profissional; outras porque se sentem auto-limitadas nas suas escolhas e prazeres.

As razões podem ser extraordinariamente diversas, dependentes do contexto evolutivo do sujeito, pelo que somente após uma avaliação criteriosa realizada por um experiente psicanalista deverá tomar a decisão que melhor se adéqua a si.

No decorrer do tratamento, os processos inconscientes inerentes ao funcionamento psíquico vão surgindo, havendo então oportunidade de serem elucidados e transformados. Paciente e psicanalista trabalham juntos com um mesmo fim: não apenas o de alterar os padrões de vida do sujeito e reduzir ou anular os sintomas incapacitantes, mas também o de expandir a sua liberdade de escolha refletida no campo emocional, familiar e profissional. Habitualmente, a vida do paciente - o seu comportamento, relações e sentido de si - altera-se em múltiplas formas.

Aglair Grein- Psicanalista


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESSOAS TÓXICAS - CUIDADO!

Muitos dos problemas de autoestima que afetam milhares de jovens e adultos nada têm a ver com doenças de carater emocional ou psicológico, (embora possam vir a se tornar um problema desse genero), mas a sua genese está nas pessoas tóxicas que permitem que interfiram e permaneçam na sua vida. Estas pessoas têm a capacidade de despertar o pior que há em nós e até de nos fazer acreditar que somos frageis, instáveis, incapazes de tomar decisões sem o seu parecer, incapazes de nos relacionar com o próximo e de sermos independentes. Por norma, as pessoas tóxicas procuram controlar os outros através do abuso emocional. Levam os que lhes são próximos- através das críticas constantes- a crer que algo terrível lhes acontecerá se algum dia se desprenderem deles. Incapazes de fazer um elogio, dão ares de conhecer grandes segredos a respeito das outras pessoas, de saber coisas que mais ninguém sabe, tudo para os certificar que a terra para de girar se eles assim o desejarem. Muitas pessoas ...

Relações de pingue-pongue

Existem pessoas que possuem uma tal incapacidade para resolver a sua vida afetiva, que mantêm relações “penduradas” durante semanas, meses ou anos. As coisas processam-se mais ou menos assim: nenhuma relação é formalmente terminada, em vez disso “dá-se um tempo”, ou surge uma briga que provoca o afastamento. Os dias vão passando e, face ao silêncio, um decide enviar um “pingue” para ver se o outro responde com um “pongue”, e a relação restabelece-se ! Não é uma comunicação normal sem subterfúgios. Não é dito diretamente que tem vontade de rever o outro, porque na realidade não é bem disso que se trata. O que motiva a reaproximação não é propriamente o afeto, mas algo mais sutil do tipo “vamos ver qual é o impacto que ainda tenho em você”. Aproxima-se mais da tentativa de testar qual o poder que ainda pode exercer sobre o(a) ex-amante, se ele(a) ainda pensa nele(a), se está disponível para que tudo volte ao mesmo. As estratégias são do mais variado que há. Ligar para saber uma informaç...

ATITUDES QUE ROUBAM ENERGIA

ALGUMAS ATITUDES QUE ROUBAM ENERGIA 1 – Pensamentos obsessivos Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos – mal comum ao homem ocidental, torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos. Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas. 2 – Sentimentos tóxicos Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentim...